Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro


O dia 20 de Novembro é o dia mais importante para a comunidade negra brasileira.É nesse dia que se comemora o Dia da Consciência Negra e seu representante maior é Zumbi dos Palmares.Mas e você,sabe quem foi Zumbi?




A História do Zumbi

Zumbi nasceu livre,no Quilombo que deu origem a seu nome.Segundo relatos, com 7 anos foi capturado e levado a um missionário português que lhe deu o nome de Francisco permanecendo lá até seus 15 anos,quando então conseguiu fugir e voltar para Palmares.Com o missionário ele aprendeu português e latim.Por ser um líder nato e um exímio estrategista com 25 anos assumiu o posto de líder do Quilombo,que era de seu então falecido tio Ganga Zumba.


Mas por que foi escolhido essa data?

Em 1694,Quilombo dos Palmares foi invadido pelo bandeirante Domingos Jorge Velho e seus homens.Zumbi foi ferido mas conseguiu fugir.Seu companheiro quilombola,de nome  Antônio Soares,foi capturado e após sofrer com severas torturas denunciou o local onde Zumbi estava escondido.Em 20 de Novembro de 1695 foi morto e sua cabeça foi exposta em Recife como prova de que Zumbi não era imortal.
Zumbi invadia engenhos de cana-de-açúcar e fazendas de Pernambuco e Alagoas e isso incomodava muito.Ele resgatava escravos e levava para o quilombo.Lá não tinha só escravos salvos,tinham também os que ali nasceram e também índios,mestiços e brancos.






O que chama por aí de Real História de Zumbi

Dizem que Zumbi era um escravocrata e que por isso não poderia ser considerado um exemplo para a população negra.Afinal,se ele era negro e não aceitava a escravidão por quê em seu Quilombo existia escravos?Seria sem nexo,não é?
Pois bem,Zumbi incomodava muitas pessoas importantes na época.Ele invadiu engenhos de cana-de-açúcar e resgatava os escravos.Seu quilombo contava com mais de 30.000 pessoas,era enorme.Zumbi,como disse acima,era um estrategista e um excelente dirigente militar.
Leiam o excelente artigo de Cynara Menezes sobre esse assunto.Vale a pena cada linha lida:

---> http://www.socialistamorena.com.br/como-os-bandeirantes-paulistas-destruiram-o-quilombo-dos-palmares/

É importante você negrx entender que fomos escravizados por mais de 350 anos e após a abolição da escravatura fomos jogados no mundo sem nenhuma infra estrutura por trás.A maioria continuou trabalhando com os seu antigos senhores,em troca de um prato de comida e/ou algumas moedas.E isso foi passando de geração em geração.

O Dia da Consciência Negra não é só um dia para ficar em casa e descansar.É para pensar,discutir ideias,empoderar nosso povo.Precisamos tomar o nosso espaço,ser respeitados e esse dia nos faz ter mais visibilidade.Precisamos nos juntar aos outros irmãos e mudar o quadro ainda negativo em que nosso povo se encontra.Podemos fazer isso juntos e podemos mudar isso para melhor.

Esse trecho da música da Sandra de Sá,escrita na década de 80” ainda é muito viva para o nosso povo.Leiam e reflitam:

“Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso


Muitos cantam essa música da Sandra de Sá mas poucos prestam atenção a essa parte.Não é só ouvir e sair cantarolando por aí,é sentir o que quer dizer.Hoje somos copiados mas ainda continuam rindo de nós.Temos que mudar isso e esse dia ajuda a mais pessoas entenderem o que é passar por isso,todos os dias,em todos os lugares.Não é mimimi,não é vitimismo,é realidade.Realidade dura,cruel e injusta.

Abaixo,deixo o link de uma música que fala sobre Zumbi e que possui em sua letra uma frase que deveria ser repetidas muitas e muitas vezes por aí.Toda vez que ouço eu me emociono.

“E por direito o cedro do quilombo
Que deixou por aqui
Nossa bandeira era
Ordem, progresso e perdão…”





Não acha necessário esse dia?Então seja um negrx,viva como um negrx,passe o que um negrx passa e depois me diga se é necessário ou não um dia onde nos sentimos representados,respeitados.

E pra finalizar se liga nessa letra do Mv Bill,pret_s.

“(Na verdade é que você...)
Tem o poder de mudar " RAPÁ"
Então passe para o lado de cá, vem cá
Outra corrente que nos une
A covardia que nos pune
A derrota se esconde no irmão
Que não se assume”

Link:
http://www.vagalume.com.br/mv-bill/o-preto-em-movimento.html#ixzz3rw7huTg8

Salve esse Brasil/Zumbi!!!

2Bjus Preto para vocês e inté!
Feliz dia da Consciência Negra!

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

3 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo achar seu blog! Já estou seguindo e curtindo a página!
    Parabéns pelo bom trabalho! :)
    www.naveiadanega.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownt linda,obrigada pelo carinho.Já estou indo lá conhecer o seu blog.

      Bjus

      Excluir

Qualquer comentário que agrida ou ofenda a administradora ou qualquer outro(a) leitor(a) será imediatamente excluído.
Fiquem a vontade para comentar,o espaço é seu.

Comentários recentes



Visualizações da página

Arquivos