A história do Carnaval e a relação da mulher negra com a festividade

Olá negas lindas,tudo bom?

Estou muito feliz pois consegui arrumar um notebook emprestado e agora posso voltar a postar algumas coisinhas para vocês  \o/ \o/ \o/

Claro que tive uma ajudinha de uma pessoa que nunca nega nada para a gente.Adivinham que é?Mãe,gente,M-Ã-E.Ela me emprestou seu notebook até o meu ficar pronto.A minha é daqueles que me divulgam para todo mundo e super me apoia.TE AMO,MÃE!!!

Pois bem,hoje,sábado de carnaval e eu não podia deixar de falar sobre essa data mas desta vez quis fazer um post de conscientização.Aí vocês me perguntam:Por que um tema polêmico logo numa época tão festiva?Simples,porque até para curtimos temos que ser conscientes.

Conscientização deve ser exercida todos os dias.Somos criados em uma sociedade machista,racista,preconceituosa de um modo geral.Não pode ser gorda,não pode ser magra,não pode ser homossexual,não pode ser rockeiro,não pode isso,não pode aquilo.Exatamente por esses paradigmas impostos goela abaixo desde a nossa infância que devemos o tempo todo nos policiar para não estarmos sendo injustos e preconceituosos sem que ao menos percebamos.

Pra começar vou explicar o que é carnaval e sua original,para só então depois discutirmos sobre o papel da mulher negra nessa festa.

Carnaval e sua origem




Sua origem é incerta,alguns dizem que veio de 520a.C,na Grécia,quando pessoas se reuniam para comemorar a chegada da Primavera,se divertirem,beberem bastante vinho em homenagem ao deus do vinho,o deus Dionísio.
Já na Babilônia a festa que pode ter originado o Carnaval era a festa de nome Saceias no qual um prisioneiro assumia a figura do rei,vivendo como ele,comendo como ele,dormindo com suas esposas e no final sendo enforcado ou empalado.
Tem também a história de que sua origem veio do"Outro rito que era realizado pelo rei nos dias que antecediam o equinócio da primavera, período de comemoração do ano novo na região. O ritual ocorria no templo de Marduk, um dos primeiros deuses mesopotâmicos, onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono. (fonte:www.brasilescola.uol.com.br)

A palavra Carnaval vem de carnis levale que significa retirar a carne.Sempre ouvir dizer,desde criança que carnaval era a festa da carne pois as pessoas tinham meio que uma "permissão" para fazer o que não podiam durante o ano.


A mulher negra e seu "papel" no carnaval


Tentei explicar acima de forma simples pois sempre tive a necessidade de saber o porquê das coisas,isso me facilitava a entender e gravar melhor o que estava aprendendo.Mas vamos ao tema principal desse post que é falar da MULHER NEGRA NO CARNAVAL.




A mulher negra nessa época festiva é destaque,é o centro das atenções,tudo gira em torno da "mulata tipo exportação"aqui no Brasil,frase essa que nos estereotipara,que nos trata como mercadoria e que somos obrigada a achar que é um elogio,afinal para os senhores e sinhás de engenho esse é o elogio máximo que eles podem nos dar.


Não podemos aceitar que nosso corpo seja exposto dessa forma,que continuemos ser tratadas como objeto de consumo.O carnaval é um festa linda,onde as pessoas querem se divertir,serem felizes e não é justo que em tremendo século XXI ainda não tenham aprendido que mulher não é pra ser exibida,explorada.Mulher faz do seu corpo o que ELA quiser e não o que querem que ela faça. 


Lá na fanpage eu postei um vídeo que mostra de forma muito clara como somos vistos.Um repórter exibe para pessoas de Nova Orleans,onde tem um dos maiores carnavais do mundo,a vinheta da nossa Globeleza,uma mulher negra que aparece nua em nossa casa,a qualquer hora do dia.São mulheres em sua maioria negras que opinam de forma livre sobre o que acham da vinheta e é impressionante a vergonha alheia que todas sentem do vídeo.


Confesso que morro de vergonha quando a TV está ligada no Telejornal e aparece nos comerciais essa vinheta e estou com meus filhos ao lado.O que dizer nessa hora?Tento explicar da melhor forma possível,nunca desmerecendo a modelo mas mostrando que também não é certo,que devem ter respeito por todas as pessoas,que aquilo é um trabalho,enfim,até penso muito antes de dizer algo para não dizer algo machista,somos criados numa sociedade machista e às vezes podemos ser pegas nessas "pegadinhas".


Abaixo o vídeo que comentei acima:




Vendo essas opiniões devemos parar e pensar melhor sobre até quando deixaremos que o Carnaval continue nesse rumo de exploração da beleza feminina negra.Aqui eu não estou dizendo que não existem mulheres nuas ou seminuas brancas mas o destaque é e sempre foi a negra.E não temos direito de reclamar,devemos nos sentir agradecidas.Não,eu não me sinto agradecida porque essa exploração traz consequências para a vida de muitas mulheres negras,que vivem a beira da sociedade,isolada,sozinha,desvalorizada.


Quando não estão erotizando os nossos corpos estão debochando,se vestindo de "nega maluca",colocando uma batom vermelho na boca de forma exagerada,uma peruca crespa e agindo como idiotas.Isso não é engraçado!Por um acaso vocês já andaram na rua e viram alguma negra vestida e se comportando de forma tão idiota?


Sempre quando assuntos desses vêem à tona sempre aparece aquela frase" o mundo está ficando muito chato".Não amor,o mundo está tentando voltar ao normal.Pessoas mundo afora estão tentando mostrar a uma grande maioria que ser gorda,magra,negra,feio,com nariz largo,de determinada religião,rockeiro,funkeiro,homossexual, bissexual não e importante,o que importa é o seu caráter e sua posição diante da sociedade.


Então,por favor,vamos tentar desconstruir essa imagem que embutiram na cabeça dos brasileiros no qual querem que acreditemos ser normal mulheres negras serem exploradas no carnaval.O entendimento já é um grande passo para a mudança.


Bom Carnaval a todos.



2Bjus e Inté!

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

16 comentários

  1. Que bom que sua mãe te emprestou o notebook dela, fiquei super animada kkk
    Há um tempinho atrás eu estava assistindo um episódio dos Simpsons em que toda a família em para o Brasil, e eu percebi que o maior enfoque foi em como o nosso país tem mulheres bonitas, consideradas "gostosas", praticamente nuas fazendo varias coisas, como se só existisse isso aqui. Na minha opinião o país esta tão envolvido com Carnaval, Futebol e eventos mundiais, que muitas vezes acaba dando a impressão errada para os outros, se não mudarmos como "nos vemos" como eles vão mudar né.
    Agora que eu já falei demais, tenho que dizer que gostei muito do seu post, e agradeça sua mãe por mim, afinal ela que te emprestou o notebook kkk
    Beijos de Glitter!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, que bom que consegui-o um notebook, já estava com saudade ♥
    Bjus, e um Bom Carnaval ♥

    ResponderExcluir
  3. Amiga,nossa, quanta atitude em um post.
    Eu me envergonho dessa situação, não apenas por ser a imagem da negra sendo explorada, mais também pela imagem da "mulher", que é explicita como um objeto. Nua, sem proteção e a merce de olhares e comentários. Nada contra as que gostam de ficar peladonas lá, balançando tudo, mas isso é uma vulgaridade total! Falta de respeito com o próprio corpo. E se fosse ao contrario? Homens sambando com as "coisas" de fora, isso seria uma afronta, desrespeito, atentado violento ao pudor. Mas é a mesma situação!!!
    País hipócrita, é visto como piada fora daqui, e para finalizar, isso tudo é cultura, agora amamentar o filho em publico é falta de vergonha na cara, "coisa de pobre"!
    Eu mereço??? rsrs

    Bjos Sdd amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,mulher deve fazer o que tem vontade e não o que os outros querem.
      Obrigada pela sua opinião,amiga.
      Bjus ☺

      Excluir
  4. Adorei o post, você colocou muito bem seu ponto de vista, arrasou! Fico muito feliz que esta de volta.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  5. Aproveito para falar que te indiquei em uma tag, espero que goste!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada lá e vou participar com certeza,adoro tags
      Bjus

      Excluir
  6. Muito boa a sua colocação Mury. Eu penso basicamente igual a você.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Hello from Spain: great tips. I just discovered your blog and I like the variety of topics that you write. Fashion and beauty are my hobbies with my Barbie doll collection. Right now I have a blog dedicated to those dolls that I invite you to visit: http://all4barbie.blogspot.com.es/ If you want we keep in touch. I already made me a follower of your blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for your visit.I'm following you.
      I loved your blog, very cute.
      Kisses ♥

      Excluir
    2. Oh My God!!!!
      You está ficando very importante honey.
      kkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Confesso. Que não gosto de carnaval. Mais amei a explicação. E a forma que você explica.
    Meu blog

    ResponderExcluir

Qualquer comentário que agrida ou ofenda a administradora ou qualquer outro(a) leitor(a) será imediatamente excluído.
Fiquem a vontade para comentar,o espaço é seu.

Comentários recentes



Visualizações da página

Arquivos