Relacionamento abusivo - Como identificar e se livrar de uma vez

Olá, negas

Durante a nossa vida pessoas entram e saem dela. Com umas aprendemos através do amor e outras somente com a dor. Uma vez eu li uma frase e que nunca mais esqueci "A dor é inevitável, o sofrimento opcional". Acho essa frase bem pertinente para o assunto de hoje. Afinal, você sabe o que é um relacionamento abusivo? Sabe identificá-lo? Se sim, você consegue/conseguiria sair dele?


SINAIS DE UMA RELAÇÃO ABUSIVA

Você está em um relacionamento onde seu parceiro te liga diversas vezes ao dia para saber como, onde e com quem você está? 
Existem parceiros que te controlam com a desculpa de que estão preocupados com você, que queria ouvir sua voz mas que na verdade ele quer sim te controlar. Duvida? Fique um dia sem atender o telefone e veja a reação dele no fim do dia.

Ele controla a sua roupa dizendo que mulher que tem relacionamento não se veste assim? Ou pior, você não tem idade ou corpo pra sair daquela maneira? 
Nesse caso além de querer acabar com sua auto-estima ele quer que você se vista de acordo com o que ele acha melhor e normalmente é uma calça bem larga com uma blusa nada feminina. Use o que te faz bem, ele pode te dar sugestão mas nunca escolher por você.

Ele não gosta que você saia ou converse com seus amigos? Sim, ele acha que você é só dele e mais ninguém, Diz que te ama demais e quer sua atenção somente para ele. Isso é obsessão, é sentimento de posse, controle.

Sempre em uma briga ele arruma uma jeito de te culpar?
É, não tem jeito. De uma forma ou de outra ele sempre vai achar que você deu motivo para a briga. Ele te deixa pra baixo, fazendo com que se sinta fraca. Numa relação os dois erram, você não pode assumir a culpa de tudo que acontece nessa relação. Pare e pense como ele te manipula nessa hora.

As pessoas de seu ciclo de relacionamento estão reclamando que você anda afastada e sempre está triste?
Muitas vezes não nos damos conta que estamos triste. Você pensa:" Bobagem, nem tenho motivo pra estar triste", Mas sua alma demonstra praqueles que gostam de você que alguma coisa não anda legal por dentro. Sumiu? Que nada, as pessoas que estão em um relacionamento sempre se afastam um pouco das pessoas, assim você pensa. Doce engano, estar num relacionamento não te obriga a se afastar das pessoas, se isso está acontecendo alguma coisa está errada.

Você fazia química de transformação em seu cabelo e de repente optou em voltar ao seu cabelo natural e ele é contra, diz que vai ficar feia?
Amiga, quem te ama vai te amar de qualquer jeito. Te amar e te apoiar. Você tem todo o direito de ter cabelo alisado, cacheado, crespo, black, fazer bc e até raspar a cabeça. É o SEU CABELO, SUAS REGRAS. Ninguém pode escolher o que é melhor pra você.

Diante de suas conquistas ele te desanima ou não dá importância, sempre desmerecendo ou desdenhando?
Homem inseguro não consegue se sentir bem com o sucesso de uma mulher ao seu lado. Seu sucesso é sinônimo de independência e tudo que ele menos quer é que você se torne independente. Ele quer te comandar a todo custo e você ser bem sucedida não é um bom negócio para ele.



Diz pra você que se um dia terminarem ninguém vai te querer e diz que a culpa será da sua idade, de seus filhos, de seu temperamento ou que está ficando feia?
Esse terror psicológico destrói a auto estima de qualquer mulher. Ele coloca na sua cabeça que o único homem que vai te querer na vida é ele e isso não é verdade. Existem outras pessoas, novas possibilidades. Viver com ele definitivamente não é a única alternativa.

Não deixe que você faça coisas sozinhas como ir ao shopping, ao cabeleireiro ou na casa de seus familiares?
Ter um relacionamento não significa que viraram gêmeos siamêses e que devem viver grudado um ao outro. Você precisa de um tempo pra você, faz bem pra todo relacionamento.

Ele nunca deixa que você escolha o restaurante, por exemplo, e diz ou insinua que quem toma as decisões é ele?
No relacionamento deve se ter um acordo, o que forem fazer juntos deve ser bom para os dois. Não adianta o tempo todo só um ser agradado e o outro manipulado. É o que eu digo para meus filhos, só é brincadeira se todos estiverem rindo. Nesse caso os dois devem estar felizes com a decisão, seja ela qual for.



Ele "força uma barra" na hora do sexo alegando que homens têm suas necessidades e que tem uma relação fixa por conta disso?
Fazer sexo deve ser prazeroso, tem que vir de dentro. Sexo sem vontade é abuso. Sexo sobre pressão é abuso. Não permita que um homem te toque sem que você esteja preparada para ter relação. Sexo são duas pessoas, ambas devem estar prontas, querendo. 

É claro que ainda existem outras situações que configurem um relacionamento abusivo. Mas resumindo, o homem que te manipula, controla, restringe seus direitos e gostos, te impede de ter vida própria é um homem manipulador. E desse homem você deve manter distância.

COMO SE LIVRAR DE UMA RELAÇÃO ABUSIVA

Primeiro, você deve analisar sua relação e principalmente o seu parceiro. Você conseguiu identificar seu parceiro em alguma dessas perguntas? Isso já é um sinal de alerta! Reflita sobre todo o seu relacionamento, veja como ele se comporta nessas diferentes situações.

Segundo, se ame antes de tudo. Claro que não mandamos no coração, ele prega algumas peças e nos aprisionam em relacionamentos que nos fazem mal. Negar esse fato é negar tudo que envolve um relacionamento. Muitas vezes vejo reportagens onde as pessoas simplesmente dizem "Se afaste dele", como se fosse fácil assim. Em um relacionamento abusivo é ainda pior pois o parceiro não quer te perder, ele quer ficar te manipulando, te controlando. Sua saída dessa relação é um sinal de fracasso dele. Nesse momento ele se sente frustrado, podendo inclusive ser agressivo com você. Tenha calma, muita calma. Você encontrará a saída, estude suas reações e seja sábia.



Terceiro, se não conseguir sair da relação pois ele anda te pressionando, PEÇA AJUDA. Não é vergonha nenhuma pedir ajuda nessa hora, existem pessoas que te amam e que estão dispostas a te ajudar. Fale, grite, peça. Se ele te ameaçar não hesite em ir a uma delegacia. Um homem ameaçador pode te fazer um mal ainda maior, se proteja. Mulheres morrem todos os dias no Brasil nas mãos de homens manipuladores, busque ajuda assim que verificar alguma ameaça.

E por último, não se sinta culpada dessa relação. Não temos bola de cristal pra saber como são as pessoas, só descobrimos com o tempo. Você não tem nada de errado, você é mulher, linda, independente, dona do seu nariz. Se permita errar e seguir em frente. Errar é humano mas persistir no erro é burrice.



Não deixe essa relação te destruir, você pode e deve ter um novo relacionamento. Da próxima vez você estará ainda mais pronta para perceber se está entrando ou não numa furada, afinal sempre podemos tirar uma lição de algo ruim. Se permita amar novamente, deixe seu coração livre para um novo amor. 


*Imagens retiradas da internet.


  "Gostou?Compartilhe,curta,chame as amigas.
Clique no G+ aqui embaixo e nos ajude na divulgação.
Obrigada!"



Acompanhe A Negra e seus TonsFanpage | Instagram | Pinterest | Twitter 
Compartilhe:

Comente com o Facebook:

30 comentários

  1. Eu simplesmente amei esse post! Com certeza vai ajudar muitas pessoas, porque eu já vi diversas mulheres não identificarem um relacionamento abusivo tentando tapar o sol com a peneira, sabe.. No "mas ele isso, mas ele aquilo" .. É muito triste! :/


    Beijo,
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente e difícil identificar esse tipo de relacionamento quando estamos nele mas depois de identificados devemos nos colocar em primeiro lugar e dar um basta.
      Obrigada pela visita, Au.
      Bjus

      Excluir
  2. Post perfeito!!!! Com certeza muitas mulheres passam por esse tipo de relacionamento e acham 'normal'. Ficam dependentes dessa relação e só se afundam.
    Beijos flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil a identificação. Devemos ajudar as "irmãs" que estão nesse tipo de relacionamento.
      Obrigada pela visita.
      Bjus

      Excluir
  3. Hello ! This is not spam! But just an invitation to join us on "Directory Blogspot" to make your blog in 200 Countries
    Register in comments: blog name; blog address; and country
    All entries will receive awards for your blog
    cordially
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/


    Olá! Isto não é spam! Mas só um convite para se juntar a nós em "Directório Blogspot" para fazer o seu blog em 200 países
    Registre-se em comentários: nome do blog; endereço do blog; e do país
    Todas as entradas receberão prêmios para o seu blog
    cordialmente
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sempre muito bom tocar neste assunto principalmente para que nossas pequenas entendam desde cedo o que é uma relação abusiva e evitarem no futuro <3

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, principalmente para as nossas pequenas que, por não terem maturidade, se deixam levar facilmente.
      Adoro sua visita, preta ♥
      Bjus

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Nunca vivi esse tipo de relacionamento, acho que devido ao meu jeito um tanto sem paciência... Mas tenho amigas que já passaram por isso e algumas demoraram muito a entender a realidade, pois confundem com proteção. Apenas quando chegavam as agressões que se tocavam de que aquilo não era o certo... O bom é que esse tipo de assunto está sendo tratado com mais naturalidade e assim abrindo a cabeça de muitas mulheres.
    Arrasou minha gêmula!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil identificar realmente. Eles fingem agir desse jeito para proteger a parceira mas quanto mais for divulgado mais mulheres conseguirão identificar.
      Bjus, minha loira ♥

      Excluir
  6. Graças a Deus nunca passei por isso, deve ser horrível! Parabéns pelo post, pode ajudar muitas mulheres que passam por isso e as vezes nem percebe ou finge não saber...Que elas venham cair na real e evitar uma relação assim abusiva! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca passei por nada disso. Mas é muito bonita a sua atitude em querer ajudar quem precisa desse tipo de ajuda. É uma grande iniciativa! beijos.

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de relacionamento prejudica os dois,tem homens que pensa que é dono da mulher e vice versa, em um relacionamento em primeiro lugar tem que haver o amor e depois o respeito, sempre é bom a gente saber desse assunto pra quem sabe evitar o mal antes que ele aconteça, excelente o post falando desse assunto que é importante para ambos, bjs.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Que ele ajude mais e mais mulheres.
      Bjus

      Excluir
  9. Definindo este post em uma palavra "Maravilhoso". Preciso compartilhar pra mais pessoas verem.
    Não suporto esse tipo de relação, acho que é por isso que estou solteira ainda rsrs.

    Bjão nega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Obrigada, preta. Que eu possa ajudar as mulheres, essa é a minha maior intenção.
      Bjus

      Excluir
  10. Infelizmente eu tenho um caso desse, e bem próximo. Preciso muito ler teu post para ela.
    E isso acontece e muito! seu post é muito importante para alertar quem enfrenta isso :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajude a pessoa enxergar esse relacionamento. É muito importante!
      Qualquer coisa estou aqui.
      Bjus

      Excluir
  11. Conheço casos assim, acho um absurdo um assunto tão delicado ser tratado como "nada" na sociedade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas podemos mudar falando sobre o assunto mais e mais.
      Bjus

      Excluir
  12. Muito interessante seu post. Temos que dar mais visibilidade e atenção a esse assunto mesmo. Acaba virando quase um tabu ne?Importantíssimo seu post, temos que problematizar o assunto e ajudar a denunciar, quando presenciarmos esse tipo de violência.

    www.natabreu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a sociedade não pode fingir não ver. Muitas vezes essa mulher depende de seu parceiro e não fazem nada por medo do futuro mas podemos mostrar que tudo tem solução e que viver nesse tipo de relação só faz mal para ela.
      Obrigada pela visita.
      Bjus

      Excluir
  13. Nossa que post maravilhoso, pudemos compreender mais sobre o assunto, pena mesmo é existir relacionamentos assim, e na maioria dos casos o medo é o que força a continuação de tal relacionamento.

    ResponderExcluir
  14. Oi Maravilindaaa!
    Tudo bem?

    Que tema incrível pra ser tratado! Há muitos anos atrás tive um relacionamento assim, e como foi difícil sair dele! É um tema que tem que ser muuuito tratado, principalmente pra quem precisa!
    Parabéns pela iniciativa!

    Beijos

    www.dicasdamandy.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não podemos achar isso comum tem que denuciar

    ResponderExcluir
  16. Post bem diferente, nunca tinha visto, esse é um assunto que muitas pessoas não discutem post acham que é normal só que não é né

    ResponderExcluir
  17. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.
    A Verdade Em Poesia.

    ResponderExcluir
  18. Oi Murielly,
    Amei o post, super informativo e muito bem escrito! Nunca vivi uma relação assim, mas conheci pessoas que vivem essa relação e não sabem ou não querem sair dela. Emfim...
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir

Qualquer comentário que agrida ou ofenda a administradora ou qualquer outro(a) leitor(a) será imediatamente excluído.
Fiquem a vontade para comentar,o espaço é seu.

Comentários recentes



Visualizações da página

Arquivos