Umectação - Saiba mais sobre a técnica U.C.P.E

Olá, negas

Que a umectação é uma fase muito queridinha do cronograma capilar todo mundo concorda. Mas, infelizmente, a maioria das vezes o cabelo fica muito pesado, grosso, endurecido e muitas desistem de fazer. Mesmo passando o shampoo várias vezes sempre dá a impressão que o óleo não saiu do cabelo (e normalmente não saiu mesmo). Pior, quanto mais você aplica o shampoo mais você tira os benefícios da umectação dos seus fios. Talvez o que você não saiba é que isso tem solução. Quer fazer umectação e ainda ficar com o cabelo leve, solto? Então venha saber um pouco mais sobre a técnica U.C.P.E.


Explicando o que significa cada letra rapidamente você entenderá. Quer ver? Lá vai!

U - Umectar
C - Condicionar
P - Pausar
E - Enxaguar

A técnica U.C.P.E é bem simples e resolve o problema de cabelos pesados e oleosos após umectação.

Primeira fase - UMECTAR
Você irá umectar seu cabelo com o óleo de sua preferência. Lembre-se sempre que para a umectação o óleo deve ser vegetal, como o de coco, rícino e azeite, por exemplo. A melhor forma é fazer a umectação à noite, para que fique mais tempo em seu cabelo. Pode ser feito com o cabelo sujo ou limpo, você quem sabe. Caso não dê para aplicar a noite faça durante o dia mais deixe por, pelo menos, 2 horas nos fios. 

Segunda fase - CONDICIONAR  
Desembarace os fios com um pente largo, de preferência um de madeira. Passado o tempo do óleo no cabelo pegue um creme que sirva para co-wash ou liberados para no pow. Minha indicação é o Yamasterol ou Multy (meu preferido - tem resenha dele aqui). Aplique mecha a mecha, enluvando bem todo o fio do comprimento as pontas. Sinta que todo o cabelo está bem enluvado pelo creme, não economize nessa fase. Depois aplique uma quantidade na palma da mão e aplique na raiz do cabelo. Mas Mury, isso não deixará meu cabelo muito oleoso? Gata, umectação DEVE ser aplicada na raiz e a única forma de retirá-la sem agredir é dessa forma. E não, não ficará mais oleoso, te garanto.




Terceira fase - PAUSAR
Após a aplicação do condicionador para co-wash e/ou liberado para no pow deixe-o no cabelo por 15 minutos. De preferência vá para o banheiro tomar seu banho mas SEM MOLHAR O CABELO ANTES DOS 15 MINUTOS. O vapor quente ajudará ainda mais o óleo a sair do seu cabelo. Não coloque touca nem plástico na cabeça. Se não puder ficar no banheiro aproveitando o vapor quente, fique sem nada.

Quarta fase - ENXAGUAR
E finalmente, após os 15 minutos retire o condicionador do cabelo, massageando os fios delicadamente. Seu cabelo estará limpo e macio. Você também pode passar um condicionador mais rico em propriedades após essa "lavagem" para selar bem as cutículas.

Após a técnica U.C.P.E finalize seus fios como de costume. Você terá um cabelo macio e sedoso. Chega de cabelos pesados após umectação!

Caso você ainda queira passar o shampoo no cabelo, aplique ele antes de fazer a umectação. Isso ajudará na umectação pois os fios estarão com a cutícula aberta ajudando ainda mais a penetração do óleo nos fios. Ainda cismada? Então aplique o shampoo só após o U.C.P.E, tudo bem?


  "Gostou?Compartilhe,curta,chame as amigas.
Clique no G+ aqui embaixo e nos ajude na divulgação.
Obrigada!"

Acompanhe A Negra e seus Tons
Compartilhe:

Comente com o Facebook:

21 comentários

  1. Eu preciso dessa técnica pra ontem! kKK
    bloganyduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada por seu blog! Tenho 3 amigas que estão passando pela transição capilar (inclusive a outra integrante do blog) e eu já indiquei esse post! Ficou muito bom, ótima dica.
    Parabéns <3
    Beijoss
    http://fogelolla.wixsite.com/fuja-da-lolla

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante, vou testar!
    Obrigada por compartilhar nega♥
    Beijos♥
    Blog Rafaelle Venttura♥

    ResponderExcluir
  4. Não sabia desta pausa!
    Gente meu cabelo sem umectação não vive!
    Vou testar neste formato!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pausa é importante para o óleo se juntar ao creme e sair com mais facilidade dos fios. Que bom que pude te ajudar, preta!
      Bjus

      Excluir
  5. Fiz umectação pela primeira vez hoje! E senti uma diferença nas pontas depois de seco.
    Vou tentar dessa forma da próxima vez!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adorei Murielly! Não conhecia essa técnica...
    Vou aplicar nos cabelos da minha filha!
    Obrigada linda, um beijo!
    Inês 💕

    ResponderExcluir
  7. Acredita que não conhecia essa técnica?
    Amei saber. Quando for umectar vou utilizá-la.
    Bjus!

    Gi Pereiraa

    ResponderExcluir
  8. Tecnica fantastica amei a dica, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  9. Murielly essa técnica é muito boa, é bem eficaz para os cabelos, pois a umectação é essencial para algumas pessoas, eu ainda não fiz mas quando fizer vou aplicar, obrigada por compartilhar a técnica bjs.

    ResponderExcluir
  10. Eu já fiz a umectação algumas vezes, e eu desanimei de fazer justamente por ficar com esse aspecto de cabelo pesado, não pode nunca usar fonte de calor, então eu parei de fazer, não conhecia essa técnica, vou fazer essa semana,meu cabelo está um bagaço. kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu posso utilizar um creme de nutrição comum ao invés de um condicionador co-wash?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, Kevillyn. O condicionador co-wash tem algumas propriedades limpantes que os outros não tem. O Yamastereol e o Multy são baratinhos demais, compra um pequeno. Aqui no Rio ele custa menos de $5 e pode ser usado pra diversas outras finalidades.
      Depois dá uma olhada no post que fiz aqui no blog sobre o Multy. Depois de ler tenho certeza que você vai comprar ;)
      Bjus

      Excluir

Qualquer comentário que agrida ou ofenda a administradora ou qualquer outro(a) leitor(a) será imediatamente excluído.
Fiquem a vontade para comentar,o espaço é seu.

Comentários recentes



Visualizações da página

Arquivos