A importância do PH em produtos para o cabelo

Olá, pretinhas!

Vocês já repararam que cada vez mais nas embalagens dos produtos para cabelo vem descrito o seu Ph? Mas você sabe qual é a importância de saber o Ph para os seus cabelos?


O que é Ph?

Ph é o Potencial de Hidrogênio. É ele que estabelece se uma solução ou elemento é ácido, alcalino ou neutro.

O que poucas sabem é que o Ph do fio é diferente do Ph do couro cabeludo. Não sabia? Pois é, eu também não. E que, dependendo do estado do seu cabelo esse Ph também varia? Um cabelo que já passou por um alisamento por escova progressiva de ácido é um cabelo ácido, algo em torno de 1,0. Já os cabelos que receberam mechas/luzes é um cabelo alcalino, em torno de 10, 11.
No caso das químicas de transformação (alisamento, relaxamento, progressiva) ou químicas de mudança de cor (coloração, descoloração) vêm, normalmente, um kit para a reestabelecer e reequilibrar o Ph dos fios, neutralizando o tratamento.

O Ph do fio saudável varia entre 4,5 a 5,5, ou seja, é ácido. Cabelos com Ph ácido (muito baixo) são mais quebradiços e embaraçam com facilidade. Cabelos com Ph alcalino são mais ressecados e/ou indisciplinados.


Já o Ph do couro cabeludo varia de 3,8 a 5,6. Por isso é importante usar shampoos levemente ácidos e aplicá-los preferencialmente no couro cabeludo e levar a espuma formada para o comprimento e pontas.


Já ensinei como lavar os fios corretamente. Você não leu essa matéria? Clica aqui e veja o que falei.


Se o seu cabelo estiver com o Ph alcalino as cutículas se abrirão e perderão água, ficando assim desidratado, seco. 

Site: www.divinamulher.com

Ph ácido e Ph alcalino nos produtos

Agora que entendemos o que é o Ph, vamos para os produtos. Shampoos têm o Ph que variam entre 5,0 e 6,0. Esse shampoo abrirá as cutículas dos fios para que esse receba o tratamento necessário e assim alcance o efeito desejado. Shampoos neutros possuem Ph 7,0 (shampoo Johnson&Johnson). E os antirresíduos tem o Ph acima de 7,0. Por isso devemos tomar muito cuidado no seu uso pois ele resseca demais o cabelo. O ideal é usar o shampoo antiressíduos a cada 15 dias para cabelos oleosos e nos outros casos apenas 1 x ao mês.

Já os condicionadores têm o Ph em torno de 3,0. Eles ajudam a fechar a cutícula retendo nos fios o tratamento ao qual passou.



Mas e as máscaras, onde entram?

A regra é bem simples, o shampoo abre a cutícula, a máscara penetra nos fios e o condicionador sela tudo. Essa é a regrinha de ouro que você nunca pode esquecer ;)

Algumas máscaras são condicionantes mas nem sempre vêm descrito em suas embalagens. Máscaras condicionantes tem o Ph 3,0 mas na dúvida, aplique o condicionador sempre.

Curiosidade: sabe aqueles produtos que prometem "derreter o cabelo tipo manteiga"? Esses possuem um Ph baixo, por isso esse efeito nos cabelos. É sempre bom usar somente ela pois se você vier com um condicionador que tem um Ph acima dessa máscara esse "efeito manteiga" irá desaparecer. E NÃO USE DIRETO ESSE TIPO DE MÁSCARA, por ter Ph baixo ele pode acabar prejudicando seus fios. O equilíbrio é sempre fundamental!



O uso de vinagre de maçã é bom ou ruim?

O vinagre de maçã tem o Ph em torno de 2,5 a 3. Ele pode ser usado após o shampoo e somente ele ou usá-lo num borrifador numa proporção de 1 colher de sopa para 500 ml de água e borrifar nos fios após a retirada do condicionador. O vinagre traz brilho e maciez nos fios. 




O vinagre de maçã, por ter o Ph baixo, não pode ser usado com frequência como muitas fazem. Ele deve ser usado com parcimônia e com intervalos de 1 semana. Sempre na proporção dada acima, ok? Nada de sair colocando vinagre de maçã puro nos fios, pelamor de Deusa!!!




   "Gostou? Comente,curta, compartilhe, chame as amigas. A sua ajuda é muito importante.
Obrigada!"



Acompanhe A Negra e seus Tons:

8 comentários

  1. Murielly informação importante sobre o ph eu realmente não sabia o que era, é sempre bom ficar informada sobre isso, já que usamos produtos com ph nos cabelos. As informações do post foram bem explicadas, agora já sei o que é ph, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Menina! Você deu uma aula nesse post! Adorei!
    Vou salvar aqui para não esquecer!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm não sabia de muita coisa que vc explicou, como o pH do couro cabeludo ser diferente do cabelo. Jamais iria imaginar! O vinagre de maçã uso de 1 a 2 vezes por semana. Até hj, meu cabelo se deu muito bem com ele, mas o que vc explicou faz sentido: nem tanto mar nem tanto terra, né? Vou ficar mais atenta com alguma ração. Adorei o post!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Amei esse post.
    Informações maravilhosas. Não sabia a respeito disso, acho que já até descobri o ph do meu cabelo rs.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que bacana, acredita que nunca procurei ver isso nos produtos que uso, porém acho que agora acertei as cegas, pq meu cabelo tá ótimo!
    Beijinhos, amore!

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
  6. Esses dias estava lendo o rótulo de uns produtos para cabelo e vi lá o desenho do PH e como não tinha nenhuma explicação fiquei totalmente perdida no número rsrs Agora com a su aexplicação, vou voltar lá nos produtos para saber corretamente o que são aqueles números de PH rsrs

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a postagem sobre isso, Mury! Adorei e ficou super didática e fácil compreensão. bjs :)

    ResponderExcluir
  8. Nossa que post super util, não sabia disso, amei.

    ResponderExcluir

Qualquer comentário que agrida ou ofenda a administradora ou qualquer outro(a) leitor(a) será imediatamente excluído.
Fiquem a vontade para comentar,o espaço é seu.